COLABORADOR DA JUS MILITARIS MORREU NO HAITI

O Exército Brasileiro informou nesta quarta-feira (20), por meio de nota oficial, que foi encontrado o corpo de mais um militar no Haiti. Foi localizado o corpo do major Márcio Guimarães Martins, que era dado como desaparecido desde o último dia 12 de janeiro, quando ocorreu o forte terremoto no país. Com isso chega a 20 o número de brasileiros mortos no local: 18 militares e
dois civis. O major Guimarães servia na Brigada de Infantaria Paraquedista e exercia a função de oficial de Estado-Maior do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do Haiti (Brabatt), no 12º Contingente Brasileiro da Missão. O major Guimarães serviu como capitão em Santa Maria-RS, onde integrou o Conselho de Justiça Permanente para o Exército, da 3ª Auditoria da 3ª CJM. Oficial altamente qualificado era formado em direito, tendo inclusive feito o curso de Especialização em Direito Militar, na Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Nesse curso, elaborou monografia sobre a ampliação da competência da Justiça Militar da União, tendo como orientador o Administrador da página Jus Militaris. A monografia, além de estar publicada na página Jus Militaris, foi também, pelo orientador, encaminhada ao Superior Tribunal Militar, onde se encontra no acervo da Biblioteca do Tribunal, tornando-se importante fonte de consulta. Na foto, o então Cap Guimarães é o primeiro, da esquerda para a direita, em sessão de 13.11.2006, integrando o Conselho de Justiça Permanente.

Sobre o Autor: JORGE CESAR DE ASSIS

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1990) e graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê (1977). Atualmente é integrante do cadastro de docentes da Escola Superior do Ministério Público da União, sócio fundador da Associação Internacional das Justiças Militares. É membro do Ministério Público da União, sendo Promotor da Justiça Militar lotado em Santa Maria - RS. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Militar. Palestrante e articulista assíduo.