OFICIAIS DA PMPR LANÇAM LIVRO SOBRE A SOCIOLOGIA DO CRIME E DA VIOLÊNCIA

Lançado, no dia 02 de outubro, o livro “Sociologia do Crime e da Violência”, de autoria do Capitão Valmir de Souza e do Tenente-coronel Alex Erno Breunig, da Polícia Militar do Paraná. A obra aborda a questão sociológica do crime no Brasil e no mundo, e é resultado de uma ampla pesquisa teórica e de experiências na atuação profissional deles como policial militar.

De acordo com o

Capitão Souza, é necessário ampliar a discussão sobre a causa da violência e do crime. “É um panorama geral da violência onde levamos em conta as teorias da Escola de Chicago e as teorias Pós-Estruturalistas que se complementam na tentativa de entender este sistema, composto por várias causas”, afirma ele.

Alguns fatores determinantes dessas teorias são, por exemplo, o ato de cometer um crime copiando a ação de outra pessoa, ou ainda questões menos óbvias, como os crimes de colarinho branco, quando a pessoa já nasceu em “berço de ouro” e possui muitos bens.

“Existe ainda a questão dos estereótipos que podem desencadear uma situação de criminalização por parte dos próprios agentes públicos, ou seja, quando o cidadão é de periferia, pobre e negro. Também a questão da educação, partindo do pressuposto que onde há maior nível de educação formal a incidência de crime é menor”, explica.

O livro, que tem como principal objetivo a utilização como material didático para estudantes de Direito, está disponível também para compra no site da editora: www.intersaberes.com.