NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SUBPROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR APOSENTADO JOSÉ CARLOS COUTO DE CARVALHO

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SUBPROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR APOSENTADO JOSÉ CARLOS COUTO DE CARVALHO

 

A Associação Nacional do Ministério Público Militar manifesta o profundo pesar pelo falecimento do Subprocurador-Geral de Justiça Militar aposentado, José Carlos Couto de Carvalho, ocorrido hoje, no hospital DF Star em Brasília. O velório será no Centro de Memória do Ministério Público Militar – PGJM - a partir das 18h00.

José Carlos Couto de Carvalho ingressou no Ministério Público Militar em 1981, nomeado promotor de 2ª categoria da 2ª Circunscrição da Justiça Militar (CJM). Em 30 novembro de 1984, foi promovido ao cargo de Procurador Militar de primeira categoria e convocado para atuar na segunda instância, em 27 de novembro de 1987, junto à Procuradoria Geral de Justiça Militar, em Brasília. Promovido ao cargo de Subprocurador Geral de Justiça Militar em 2 de dezembro de 1992, passou para a inatividade funcional em 1995, com a aposentadoria.

Em 28 de setembro de 1995, dois meses após aposentar-se, foi eleito Presidente da ANMPM, na qual permaneceu até 2020, alternando funções de Presidente e Diretor. Ao longo de toda vida no Ministério Público Militar lecionou em curso preparatório para ingresso no Ministério Público e na Magistratura Militar, logrando a aprovação de grande número de Promotores e Juízes Federais Militares, recebendo, por isso, o merecido destaque que o tornou conhecido em todo Ministério Público brasileiro, carinhosamente chamado Prof. Couto.

Ao longo da exitosa carreira marcou de forma indelével a sua atuação representando a ANMPM nos debates da futura Constituição de 1988, como também perante a CONAMP, Associação Nacional do Ministério Público, em todos os avanços conquistados para o MP nacional no Congresso Nacional, no Judiciário e demais instâncias de poder do país. Sua extraordinária história de vida confunde-se com a do Ministério Público Militar e de sua Associação Nacional, em tudo quanto foi amealhado ao longo de décadas de lutas acerbas, na defesa das prerrogativas e direitos de seus membros, deixando exemplos inapagáveis de resiliência, perseverança, afabilidade e, especialmente, fé inabalável no futuro das instituições ministeriais.

À Família, aos Colegas do Ministério Público Militar e aos amigos do Prof. Couto, Dr. José Carlos Couto de Carvalho, a nossa solidariedade, saudade, gratidão e o reconhecimento dos Membros da Associação Nacional do Ministério Público Militar, neste momento de dor e luto superlativos.

 

Brasília/DF, 19 de agosto de 2023.

Edmar Jorge de Almeida

Presidente da ANM

Todos os direitos reservados © Jusmilitaris 2024 | Desenvolvido por: