COLABORADOR DA JUS MILITARIS MORREU NO HAITI
O Exército Brasileiro informou nesta quarta-feira (20), por meio de nota oficial, que foi encontrado o corpo de mais um militar no Haiti. Foi localizado o corpo do major Márcio Guimarães Martins, que era dado como desaparecido desde o último dia 12 de janeiro, quando ocorreu o forte terremoto no país. Com isso chega a 20 o número de brasileiros mortos no local: 18 militares e dois civis.
O major Guimarães servia na Brigada de Infantaria Paraquedista e exercia a função de oficial de Estado-Maior do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do Haiti (Brabatt), no 12º Contingente Brasileiro da Missão.
O major Guimarães serviu como capitão em Santa Maria-RS, onde integrou o Conselho de Justiça Permanente para o Exército, da 3ª Auditoria da 3ª CJM.
Oficial altamente qualificado era formado em direito, tendo inclusive feito o curso de Especialização em Direito Militar, na Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Nesse curso, elaborou monografia sobre a ampliação da competência da Justiça Militar da União, tendo como orientador o Administrador da página Jus Militaris.
A monografia, além de estar publicada na página Jus Militaris, foi também, pelo orientador, encaminhada ao Superior Tribunal Militar, onde se encontra no acervo da Biblioteca do Tribunal, tornando-se importante fonte de consulta.
Na foto, o então Cap Guimarães é o primeiro, da esquerda para a direita, em sessão de 13.11.2006, integrando o Conselho de Justiça Permanente.